facebook instagram

A NOSSA HISTÓRIA

A L’Éclair é uma criação de Matthieu Croiger e João Henriques, dois jovens lusodescendentes com a ideia de implantar em Lisboa uma oferta original no âmbito da alta pastelaria francesa. 

Vindos de Paris, onde trabalhavam, Matthieu e João mudam-se de vez para a capital portuguesa com o objectivo de oferecerem exclusivamente éclairs, doces e salgados, que pretendem confeccionar com uma suprema criatividade e um sabor deslumbrante. 

A palavra francesa “éclair” significa “relâmpago”, “breve instante de luz intensa”, e por isso a experiência de comer éclairs, para Matthieu e João, tem de estar à altura desse sentido: uma experiência efémera, mas exuberante e arrebatadora. 

Com a ideia em mente, encontram finalmente o magnífico local da sua primeira loja, nas Avenidas Novas, inaugurada em Abril de 2014.

O sucesso subsequente da loja L’Éclair comprova a qualidade, o encanto e a sofisticação que Matthieu e João sempre desejaram apresentar, e a sua ideia progrediu naturalmente, com a introdução de maior diversidade na oferta e a abertura de novas lojas. 

A convite da Time Out, a L’Éclair abre o seu segundo espaço, no Mercado da Ribeira, em Maio de 2016. 

No mesmo ano, a L’Éclair participa e chega a finalista do talent show Best Bakery, emitido na SIC. 

Para conseguir responder à procura e manter a qualidade da oferta, a L’Éclair adquire novas instalações de produção na zona de Sete Rios, em meados de 2017.

 

 

Matthieu Croiger é formado em Hotelaria e Restauração, com uma especialização em Gestão e Marketing, tendo uma experiência profissional longa em vários hotéis de cinco estrelas, incluindo na direcção do Sofitel, em Paris.

João Henriques é formado em pastelaria pela École Grégoire-Ferrandi, em Paris, fazendo depois um percurso profissional como responsável de pastelaria em vários restaurantes, destacando-se ainda pelas funções que desempenhou na Fleur de Mets, uma das melhores empresas francesas de catering.